A estimulação vibratória em indivíduos com Doença de Parkinson: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v10i2.1938Resumo
A Doença de Parkinson é a segunda maior doença neurodegenerativa e está relacionada a perda de dopamina ocasionada pela degeneração de neurônios dopaminérgicos. É caracterizada por déficits motores como bradicinesia, rigidez e tremor de repouso, e tais alterações causam distúrbios de marca, equilíbrio e estabilidade postural que dificultam a qualidade de vida e independência desses indivíduos. Estratégias terapêuticas como a utilização da estimulação vibratória têm contribuído para a melhora dos déficits da Doença de Parkinson. O objetivo desta revisão é verificar o efeito da estimulação vibratória em indivíduos com Doença de Parkinson, assim realizou-se uma revisão sistemática utilizando as bases de dados PUBMED, SCIELO E PEDro através das palavras-chave: “vibratory stimulation and Parkinson's disease”; “vibration and parkinson” “parkinson and rehabilitation vibration”, estipulando critérios de inclusão e de qualidades metodológicas. No total 6 artigos foram incluidos e compuseram a análise da revisão. A análise evidencia que a utilização da vibração promoveu melhoras significativas na força, equilíbrio e distúrbios da marcha características da DP proporcionando mobilidade funcional e melhora na qualidade de vida.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/