Distúrbio alimentar, compulsivo e afetivo: uma revisão bibliográfica acerca da associação
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v11i1.2310Resumo
Os distúrbios alimentares se enquadram em grupo de condições clínicas entre elas, a compulsão alimentar, bulimia e anorexia. Já entre os distúrbios compulsivos, o dimorfismo corporal configura uma de suas apresentações. No âmbito dos distúrbios afetivos são identificados a ansiedade e depressão. Do ponto de vista epidemiológico, os distúrbios alimentares vêm recebendo grande importância, havendo aumento do interesse pelo tema, o que contribuiu para as crescentes pesquisas, na tentativa de se estabelecer os critérios diagnósticos dos transtornos alimentares nas últimas décadas. Frequentemente, ambos são concomitantes e de forma complementar sugerindo a inter-causalidade dos transtornos. Foi realizada revisão bibliográfica utilizando 28 artigos selecionados no período de 1984 até 2019 nos seguintes periódicos: PubMed, ScieLO, LILACS, EMBASE, além de sites de órgãos oficiais como o Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos são necessários para comprovar a associação entre eles, favorecendo a prevenção primária e otimização do tratamento assim como conscientização e educação dos pacientes e familiares para a identificação precoce e apoio ao tratamento.
Descritores: “Imagem Corporal” “Comportamento alimentar” “Transtorno de Humor” “Depressão” “Ansiedade”
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/