Avaliação do conhecimento sobre iniciação científica em alunos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v12i2.2568Resumo
Introdução: A participação do aluno em atividades de iniciação cientifica (IC) proporciona a sua inserção precoce na área de pesquisa, com consequente aquisição de conhecimentos, que serão importantes para sua vida profissional, além servir de estímulo para o seu futuro ingresso, em programas de pós graduação. O objetivo do presente estudo foi obter um panorama do conhecimento sobre IC por estudantes de medicina. Metodologia: Estudo observacional e transversal sobre o conhecimento em relação às atividades de iniciação científica, através da aplicação de questionário anônimo online, em alunos do curso de medicina, sobre assuntos relacionados a IC. Resultados: Dos 224 entrevistados, 176(78,57%) não atuam em iniciação científica, 181(80,8%) desconhecem os trâmites para obtenção de um parecer pelo Comitê de Ética em Pesquisa, 103(45,98%) nunca produziram um tema-livre e não sabem o que é e 123(54,91%) nunca produziram um artigo científico. Mais da metade dos alunos, 117(52,23%), não possuíam o cadastro no currículo Lattes. Conclusão: Foi possível observar através do presente estudo, que os estudantes de medicina possuem muitas dúvidas nos temas relacionados à produção cientifica durante a graduação. A maioria deles não atua em iniciação científica e nunca participou de grupos de pesquisa
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/