Trombose venosa profunda em pacientes com COVID-19:
revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v12i3.2946Resumo
A doença respiratória aguda causada pelo SARS-CoV-2, identificada como COVID-19, é uma doença infecciosa que apresenta uma rápida e descontrolada propagação, sendo a causa da pandemia mundial atualmente em andamento. Esse vírus gera uma resposta desregulada progressiva, com a síntese de IL-6 e outros mediadores inflamatórios que contribui para ativar o sistema complemento e a cascata de coagulação, causando um estado de hipercoagulabilidade, que potencializa a ocorrência de trombose venosa profunda (TVP). O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre a TVP em pacientes diagnosticados com COVID-19. O presente estudo é do tipo qualitativo, retrospectivo, realizado através de uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados eletrônicas PubMed, Science Direct e Biblioteca Virtual em Saúde, artigos publicados nos anos de 2020 e de 2021. Foram selecionados 25 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Foi observada uma expressiva incidência de TVP em pacientes com COVID-19, principalmente nos admitidos em unidade de terapia intensiva, do sexo masculino com comorbidades. Esse estudo demonstrou a necessidade de despertar a atenção da equipe médica sobre a TVP como sintoma clínico da COVID-19, mesmo nos pacientes que não apresentam sintomas típicos da virose.
Palavras-chave: Trombose; Profunda; COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/