A Bacteriúria Assintomática na Saúde Pública
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v14i2.3415Resumo
A bacteriúria assintomática é caracterizada pela presença significativa de uropatógenos em amostras de urina de pacientes sem sintoma urinário e só deve ser tratada em grupos de pacientes em que os estudos clínicos demonstraram benefício. Entre a população adulta em geral, as mulheres, independente da faixa etária, tem maior prevalência de bacteriúria assintomática, embora observa-se aumento das taxas do quadro infeccioso conforme aumento da idade entre ambos os sexos. A prevalência de bacteriúria assintomática pode variar de acordo com idade, sexo, atividade sexual e presença de anormalidades geniturinárias. Quando o tratamento da bacteriúria assintomática não é indicado, a terapia antimicrobiana não diminui a morbidade da infecção sendo ainda associada a uma maior frequência de resultados negativos incluindo o surgimento de organismos resistentes e efeitos adversos relacionados aos medicamentos. Diante do exposto, o objetivo da presente revisão bibliográfica é apresentar a importância da bacteriúria assintomática na saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hesron Moura, Kessy Mary Lima de Castilho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/