Fase pré-analítica do exame sanguíneo: revisão de literatura das variáveis que comprometem o seu sucesso
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v14i2.3526Resumo
Os testes laboratoriais constituem uma ferramenta crucial para determinação de grande parte do diagnóstico e prognóstico dos pacientes. O exame de sangue é considerado frequentemente um caminho para o conhecimento sobre esses dados, e, por isso, o estudo de suas três fases (pré-analítica, analítica e pós-analítica) deve ser realizado. O objetivo desse trabalho foi reconhecer quais os fatores impactam a suscetibilidade do exame de sangue, sendo explorado a primeira etapa, no intuito de entender as técnicas apropriadas com base na história individual do paciente. Uma busca de artigos relacionados a essa abordagem foi feita no banco de dados PubMed, BVS e SciELO, na qual culminou em 24 pesquisas analisadas. Foram utilizados os seguintes descritores: “blood collection”, “laboratory tests” e “hematology equipment”, além da aplicação de critérios de inclusão e exclusão para selecionar os materiais mais adequados. Após essa revisão, evidenciou-se que a duração, tubos de coleta, tipo de anticoagulante, meios de transporte e temperatura durante o preparo das amostras são as principais variáveis relacionadas a essa atividade, devendo ser manipuladas de acordo com o anseio de alcance do experimento. Além disso, existe o interesse em desenvolver métodos mais eficientes e rápidos na entrega das respostas obtidas através dos testes, pois possibilita modular esse sistema para atender casos precários onde os recursos são limitados. Como há uma multiplicidade de fatores a serem monitorados, associados aos avanços tecnológicos, conclui-se a importância de manter a observação constante desse âmbito laboratorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiz Augusto Cosendey Portes, Hélcio Serpa de Figueiredo Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/