Mudanças Pedagógicas no Ensino de Semiologia para Discentes de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v2i2.70Palavras-chave:
Ensino médico. Cenários de prática. Mudanças pedagógicas.Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para a necessidade de melhorias no contexto das praticas que envolvem o processo de ensino, dessa forma o ensino da semiologia médica precisa também se adequar as novas tendências para o atual contexto de ensino aprendizagem. O presente estudo delineia como objeto as mudanças pedagógicas no ensino de semiologia, traz como objetivo identificar novas estratégias de ensino e novos cenários de pratica medica. Trata-se de um estudo observacional descritivo cujo cenário foi o Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra e os sujeitos envolvidos foram 65 alunos que cursavam o quarto período do curso e que tinham participado do Programa de Aproximação a Prática Médica desde o primeiro período do curso. A coleta de dados se deu por questionário estruturado e os resultados apontaram para a necessidade de continuidade nas mudanças ocorridas o que reforçam as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina, bem como vem corroborando com as melhorias no contexto das praticas pedagógicas e êxito na disciplina de semiologia medica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/