Mudanças Pedagógicas no Ensino de Semiologia para Discentes de Medicina

Autores

  • Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra
  • Maria de Fátima Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v2i2.70

Palavras-chave:

Ensino médico. Cenários de prática. Mudanças pedagógicas.

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para a necessidade de melhorias no contexto das praticas que envolvem o processo de ensino, dessa forma o ensino da semiologia médica precisa também se adequar as novas tendências para o atual contexto de ensino aprendizagem. O presente estudo delineia como objeto as mudanças pedagógicas no ensino de semiologia, traz como objetivo identificar novas estratégias de ensino e novos cenários de pratica medica. Trata-se de um estudo observacional descritivo cujo cenário foi o Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra e os sujeitos envolvidos foram 65 alunos que cursavam o quarto período do curso e que tinham participado do Programa de Aproximação a Prática Médica desde o primeiro período do curso. A coleta de dados se deu por questionário estruturado e os resultados apontaram para a necessidade de continuidade nas mudanças ocorridas o que reforçam as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina, bem como vem corroborando com as melhorias no contexto das praticas pedagógicas e êxito na disciplina de semiologia medica.

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Publicado

2011-12-15

Como Citar

Vilagra, S. M. B. W., & de Oliveira, M. de F. A. (2011). Mudanças Pedagógicas no Ensino de Semiologia para Discentes de Medicina. Revista De Saúde, 2(2), 37–44. https://doi.org/10.21727/rs.v2i2.70

Edição

Seção

Artigos Originais