Ultrassonografia Doppler na avaliação do status funcional do corpo lúteo de égua receptora de embrião
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v8i1.878Resumo
A relação entre o fluxo sanguíneo luteal e a produção de progesterona já foi demonstrada em estudos. O objetivo deste trabalho foi descrever o uso da ultrassonografia Doppler na avaliação do status funcional do corpo lúteo de uma égua receptora de embrião, através de análise subjetiva e objetiva da área vascularizada em correlação às dosagens de progesterona sérica e de VEGF. O animal foi avaliado pós-ovulação, através de palpação retal e ultrassonografia modo-B e Doppler. As análises subjetivas e objetivas das imagens revelaram aumento de pixels até o D6 e queda a partir do D8. As concentrações sanguíneas de P4 e de VEGF aumentaram até o D6, apresentando estreita relação com a vascularização. P4 e VEGF também apresentaram resultados diretamente proporcionais. Os resultados do estudo estão de acordo com a literatura revisada e mais estudos são necessários para aperfeiçoar a técnica na avaliação luteal de éguas receptoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/