Identificação de Faces em Imagens Bidimensionais
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v2i1.228Resumo
O objetivo deste trabalho é a realização de um estudo a respeito das técnicas de Biometria mais conhecidas e pesquisadas atualmente, suas aplicações e características, como confiabilidade e eficiência. Além disso, apresenta-se também a sua maturidade em âmbito internacional. O foco central do trabalho é o desenvolvimento de uma aplicação que faça a identificação de faces em imagens bidimensionais, que é considerada uma das técnicas de Biometria mais promissoras para o reconhecimento de pessoas à distância, sem contato físico e em meio a outras. Para isso, o sistema contempla as etapas de aquisição e tratamento da imagem, bem como a de identificação (localização) das faces na imagem. O trabalho apresenta ainda a modelagem do sistema e o estágio de desenvolvimento atual.Downloads
Referências
BBC (2006). Biometric Technology. Disponível em: http://news.bbc.co.uk/2/shared/spl/hi/guides/456900/456993/html/nn2page1. Último acesso em dezembro de 2008.
CBCL (2000), Face Recognition Database. Disponível em http://cbcl.mit.edu/
projects/cbcl/software-datasets/faces.tar.gz. Último acesso em novembro de 2008.
Gomez, G., Sanchez, M., Sucar, L. E. (2000), On selecting an appropriate colour space for skin detection. Proceedings of the IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition, CVRP, v.1.
Gonzales, R. C. e Woods, R. E. (2000). Processamento de imagens digitais. Editora Blücher. São Paulo.
Gonzales, R. C. and Woods, R. E. (2002). Digital ImageProcessing, Second Edition. Prentice-Hall, Inc.
Lin, Chiunhsiun (2003). Detection Of Human Faces Using Yes Color Space And
Triangle-Based Approach. Disponível em:ftp://ftp.research.microsoft.com/Users/
PR-SpecialIssue/facedetect-6-lin.pdf. Último acesso em novembro de 2008.
Microsoft (2008). Microsoft Visual Studio developer Center. Disponível em:
http://msdn.microsoft.com/en-us/vstudio/default.aspx. Último acesso em: 14 de
janeiro de 2009.
OpenCV (2008). OpenCV Wiki. Disponível em: http://opencv.willowgarage.com/wiki/. Último acesso em 13 de fevereiro de 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/