Aspectos Motivacionais na Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral

Autores

  • Odileia da Silva Rosa
  • Chang Kuo Rodrigues
  • Patrícia Nunes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v4i2.271

Palavras-chave:

Cálculo diferencial e integral. Motivação. Estratégias de aprendizagem. MSLQ. Psicologia cognitiva.

Resumo

Neste trabalho, investigamos a motivação e o uso de estratégias de aprendizagem como um fator que influencia o aprendizado em Cálculo Diferencial e Integral. Buscamos traçar um perfil motivacional de turmas da referida disciplina nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Matemática em duas diferentes instituições de ensino superior, uma pública e outra privada. Utilizamos como ferramenta para levantamento de dados uma adaptação do Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ). Aplicamos os questionários em dois momentos, no início e no final do semestre. Os dados da primeira aplicação nos permitiram traçar o perfil motivacional da turma, servindo de parâmetro para, na segunda aplicação, verificarmos o impacto do primeiro contato dos alunos com a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Diante dos resultados, após o levantamento do perfil das turmas citadas, nos foi possível apontar algumas ações a serem desenvolvidas tanto para o professor como para cada turma envolvida em nossa investigação. Assim, a nossa pretensão, apesar de simples, pode servir como mais um meio de contribuição na área de Educação Matemática, focada essencialmente em prol do processo de ensino e de aprendizagem na Matemática.

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Publicado

2016-10-05