Uma Proposta de Formação Continuada sobre Matemática Financeira para Professores de Matemática do Ensino Médio

Autores

  • Raphael Pereira dos Santos
  • Janaina Veiga
  • Ilydio Pereira de Sá

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v5i2.482

Palavras-chave:

Matemática Financeira, Formação continuada de professores, Educação matemática crítica, Fluxo de caixa, Cidadania

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um curso de formação continuada sobre Matemática Financeira para professores de Matemática do ensino médio realizado no município de Mangaratiba, localizado no estado do Rio de Janeiro - Brasil, e parte da hipótese de que um curso dessa natureza contribui para o desenvolvimento e a qualificação dos professores. O objetivo da formação continuada foi o de mostrar aos professores a relação dos conceitos básicos da Matemática Financeira com os conteúdos tradicionais da Matemática da escola básica. No curso ministrado, procurou-se ressaltar a importância da visualização e de softwares educativos no processo ensino-aprendizagem. Fundamentamos nossa pesquisa na perspectiva da Educação Matemática Crítica, de acordo com pesquisadores como Ole Skovsmose e Ubiratan D’Ambrosio, por acreditarmos que os conteúdos, as estratégias e a análise crítica provenientes da Matemática Financeira muito mais que descrição de algoritmos, fórmulas e cálculos descontextualizados, favorecem uma Educação Matemática que estimula a investigação e o espírito crítico do aluno/cidadão

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Publicado

2016-11-17