ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DO PVC COMO CONSTITUINTE DE CONCRETO RECILADO
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v11i1.1303Keywords:
Concreto, PVC, ReusoAbstract
Dentre os materiais empregue em uma obra, o PVC encontra-se entre os mais utilizados, resultando, portanto, em uma grande parcela constituinte do material total descartado, e por ser a base de petróleo, leva um tempo considerável para degradar-se no meio ambiente. Muito empregado na parte hidráulica, forros e conduítes, nem sempre seus resíduos acabam tendo um correto descarte. A resolução do CONAMA que define diretrizes para a efetiva redução dos impactos ambientais gerados pelos resíduos sólidos oriundos da construção civil, classifica esse tipo de material e ainda conta com medidas especificas para seu destino final, e baseando-se nisso, o artigo apresenta uma ideia para reuso do PVC no concreto, inserindo-o parcialmente no agregado miúdo. O PVC foi triturado e adicionado na massa de concreto CPRS III e apresentou valores decrescentes de resistência à compressão quando seu teor foi aumentado, e quando imerso, não houve diferença significativa na sua permeabilidade.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/