Ferramenta Computacional para Dimensionamento de Malhas de Aterramento
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v1i1.206Keywords:
ferramenta computacional - projeto de malhas de aterramentoAbstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar ferramenta computacional desenvolvida para auxiliar a elaboração de projetos de malhas de aterramento. O programa verifica se os potenciais que surgem na superfície da malha, quando há ocorrência de uma falta a terra, são inferiores aos máximos potenciais de passo e toque que uma pessoa pode suportar sem a ocorrência de fibrilação ventricular. Realiza também a estratificação do solo, caso não tenha sido feita, calcula a resistividade aparente, a bitola do condutor, a resistência e o potencial de cerca da malha. Em um primeiro instante realiza todo o dimensionamento da malha sem a utilização de hastes. Caso se verifique que este dimensionamento não atende às condições de segurança, prevê a inserção das hastes de aterramento no projeto da malha.Downloads
References
KINDERMANN, Geraldo. Aterramento
Elétrico. Porto Alegre: Editora Sagra, 1ªedição,
“ABNT NBR 5419/01 – Proteção de Estruturas
Contra Descargas Atmosféricas“ Associação
Brasileira de Normas Técnicas, 2001.
IEEE Std 81-1983, Guide for Measuring Earth
Resistivity, Ground Impedance, and Earth
Surface Potentials of a Ground System
IEEE Std 80-2000, Guide for Safety In AC
Substation Grounding
NEGRILOSI, Manoel Eduardo Miranda.
Introdução aos Sistemas de Aterramento.
Itajubá: centro editorial, 1991.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/