A Integração Informação- Conhecimento como Elemento Agregador de Valor Competitivo para as Empresas Contemporâneas

Authors

  • Flávia Adrilene de Araújo Melo
  • Elomar Christina Vieira Castilho Barilli

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v1i1.211

Keywords:

Gestão do Conhecimento Organizacional, Informação, Aprendizagem Organizacional, Vantagem Competitiva, Inteligência Competitiva.

Abstract

O presente artigo discute o papel da informação e do conhecimento no âmbito organizacional, procurando enfatizar, além de sua importância, o novo foco de sua conceituação, entendimento e aplicação dentro do cenário da chamada “era do conhecimento e da aprendizagem contínua”, entendendo-a como fruto de um contexto que impõe constantes mudanças inerentes a um mundo em transformação. Este cenário parece desafiar a inteligência humana a pensar novos modelos de gestão que contemplem crescimento pessoal e organizacional, como meio de agregar valor aos seus processos, bens e serviços, única forma de sobreviver às demandas da nova sociedade. Embora sejam inúmeros os enfoques e objetivos, o que a bibliografia atual aponta como consenso é o fato de a vantagem competitiva das empresas estar diretamente ligada a ativos intangíveis, conhecimento e aprendizagem. Não basta mais prospectar informação, armazená- la, tratá-la, analisá-la, gerar decisão e implementar ações. É preciso que a empresa aprenda com as experiências vivenciadas, estruturando seu próprio processo histórico, contínuo e inacabado. Dessa forma, a conclusão do presente artigo aponta para a integração informação/ conhecimento, entendendo-se a primeira como fruto da busca e análise com vistas à sua coerente utilização; já o segundo como o resultado da aplicação contextual de forma a gerar experiência individual e coletiva, elementos precursores da chamada aprendizagem organizacional. Espera-se que este escrito, portanto, motive o leitor a repensar novos paradigmas de competitividade, estratégias organizacionais e estruturas institucionais, onde a integração entre informação e conhecimento seja considerada chave para o sucesso das empresas nesta nova ordem mundial.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARILLI, E. C. Aplicação de Métodos e Técnicas

da Tecnologia de Realidade Virtual para

potencializar processos de aprendizagem a distancia

que exijam o desenvolvimento de habilidades

Motoras: uma aplicação para formação

profissional em Vigilância Alimentar e Nutrícional.

Tese. Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Coordenação de Programas de Pós-

Graduação em Engenharia (COPPE/UFRJ),

Programa de Engenharia Civil, Área Interdisciplinar

Computação de Alto Desempenho, 2007,

p.

BARRETO, A. A. A Transferência da Informação

para o Conhecimento. 2002. Disponível em

http://aldoibct.bighost.com.br/transfIK.htm,

Acesso em: set. 2007.

BROOKING, A. Intellectual Capital. New York:

Jonh Wiley Professional, 1996.

COELHO, A. C. The Social Psychology and the

Work in Communities: Limits and Possibilities.

Revista Interamericana de Psicologia. 40(1):47-

, Jan.-Apr. 2006.

Da Silva, A. B. O Administrador no Terceiro

Milênio. Universidade Federal da Paraíba - Centro

de Ciências Sociais Aplicadas, 2000. Disponível

em:

<http://members.lycos.co.uk/Dablium/artigo21.ht

m> Acesso em: 25 jan. 2007

FIGUEIREDO, S. P. Gestão do Conhecimento -

Estratégias Competitivas para a Criação e Mobilização

do Conhecimento na Empresa. Rio de

Janeiro: QualityMark, 2005.

FLEURY M.T.L.; OLIVEIRA M.M. J. Gestão

Estratégica do Conhecimento: Integrando Aprendizagem, Conhecimento e Competências.

São Paulo: Atlas, 2001.

LASTRES, H. M. M. Informação e Conhecimento

na Nova Ordem Mundial. Ciência da Informação,

v.28, n.1. Brasília. Janeiro 1999.

MARIOTTI, H. Organizações de Aprendizagem.

São Paulo: Atlas Editora, 1996.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do Conhecimento

na Empresa. Rio de Janeiro: Campus

Editora, 1997.

SANTIAGO, J. R. S. Gestão do Conhecimento –

A Chave para o Sucesso Empresarial. São Paulo:

Novatec Editora, 2004.

TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: O

Grande Desafio Empresarial – uma abordagem

baseada no aprendizado e na criatividade. São

Paulo: Negócio Editora, 2000.

Published

2016-10-03