EMI/EMC: princípios gerais, considerações para sistemas de potência e aplicações com foco em subestações
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v9i1.214Keywords:
EMI/EMC, Sistemas de Potência, Subestações de EnergiaAbstract
A crescente demanda de energia elétrica em tempos modernos exige sistemas de potência crescentemente confiáveis, em todos os segmentos envolvidos na geração, transmissão e distribuição. Neste sentido, perturbações eletromagnéticas, de origem externa - como as descargas atmosféricas e as oriundas de subsistemas vizinhos, bem como as originadas internamente nos equipamentos, representam constante preocupação. Subestações, em particular, que na atualidade apresentam equipamentos cada vez mais complexos em suas funções, e dependentes de dispositivos mais sensíveis a tais perturbações, exigem crescentes cuidados na obtenção de ambiente eletromagnético não prejudicial ao seu desempenho. Este artigo trata da interferência eletromagnética (EMI) e do processo de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), questões muito presentes em sistemas de potência.Downloads
References
Beltrame, F. (2010). Seminário de Eletrônica de Potência (SEPOC). Interferência Eletromagnética. Universidade Federal de Santa Maria.
Guimarães, J. V. (2008). Ensaios de proficiência em compatibilidade eletromagnética: programa exploratório de medidas de emissão radiada. Dissertação de mestrado em engenharia elétrica. Instituto Militar de Engenharia.
Magnus, E. F. (2001). Desenvolvimento de uma ferramenta para ensaios de EMI conduzida de baixo custo.Dissertação de mestrado em engenharia elétrica. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Sartin, A. C. P. (2010). Avaliação da suscetibilidade eletromagnética em cabos metálicos dos sistemas de supervisão, proteção, comunicação e controle de subestações de alta tensão. Dissertação de mestrado em engenharia elétrica. Universidade Estadual Paulista.
Silveira, C. A. (2004). Uma contribuição à avaliação de acoplamentos eletromagnéticos em subestações do sistema elétrico. Teste de doutorado em engenharia elétrica. Universidade Federal de Pernambuco.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/