Explorando as transformações lineares no plano, através do software WINPLOT
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v2i2.235Keywords:
álgebra linear, software Winplot, geometria.Abstract
As transformações lineares no plano são estudadas com maior afinco nas disciplinas de Álgebra Linear, e estas, muita das vezes não mostram as relações existentes da Álgebra Linear com a Geometria, fato este que faz com que o ensino de tal disciplina torne-se mais abstrata. A proposta deste artigo é explorar atividades com o uso do WINPLOT para mostrar as transformações lineares no plano e os tipos existentes, objetivando dar um suporte maior para a inserção das transformações lineares em outros espaços vetoriais e também estudar a Geometria das Transformações. O fato das transformações também serem uma função justifica ainda mais o uso do WINPLOT. As atividades sugeridas, que contemplam exemplos que facilitará o entendimento das definições que são apresentadas, normalmente, na disciplina de Álgebra Linear, fazendo um elo entre Álgebra e Geometria.Downloads
References
Carvalho, J. P. da. Álgebra Linear – Introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1979.
Dienes, Z.P. & Golding, E.W. A Geometria pelas Transformações. São Paulo: Herder,
Fainguelernt, E. K.. Educação Matemática – Representação e Construção em
Geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Fainguelernt, E. K. & Bordinhão, N. de C.. Álgebra Linear / Geometria Analítica. Rio de Janeiro: Art Bureau Edições de arte, 2000.
Howard, A.. Álgebra Linear com Aplicações. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Juanena, J. M. S.. Estudio de una estrategia didáctica basada en las nuevas tecnologias para la enseñanza de la Geometria. Madrid, 2005. Tese – Faculdade de Educação.
Universidad Complutense de Madrid.
Lima, E. L. Conceituação, manipulação e aplicação: os três componentes do ensino de Matemática. Revista do Professor de Matemática. São Paulo, n. 41, 1999, p.1-6
Oliveira, A. M. de & Silva, A.. Biblioteca da Matemática Moderna. São Paulo: LISA, 1968. v.3.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/