Estimativa da tensão admissível do solo e dimensionamento geométrico de sapatas isoladas e corridas com uso do Excel.
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v14i1.2453Abstract
Sapatas são elementos de fundações rasas, cuja função é transportar as cargas provenientes dos pilares até o solo. Por ser estruturas encobertas, raramente inspecionadas, o dimensionamento dos elementos de fundações deve ser realizado de forma segura e com métodos confiáveis. Um dos ensaios mais difundidos no Brasil, o ensaio com o SPT, fornece resultados que permitem estimar características do solo analisado. O presente artigo consiste no desenvolvimento de uma planilha elaborada no Microsoft Excel dedicada a otimizar a estimativa da capacidade resistiva do solo e tensão admissível de sapatas isoladas e corridas (cargas cêntricas) e estabelecer a área da seção transversal mínima, com base no SPT, utilizando-se de métodos empíricos (anteprojeto), semiempíricos e teórico. Como resultado, temos a estimativa de parâmetros importantes do solo, como ângulo de atrito interno, coesão não drenada (para solos argilosos), peso específico equivalente do solo e obtenção da tensão admissível com agilidade e minimização de erros, além do acompanhamento dos resultados através de gráfico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/