Uma Ferramenta Computacional para geração de Modelos Digitais de Terrenos com visualização em VRML
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v3i2.251Keywords:
Modelo Digital de Terreno, Linguagem Java e VRMLAbstract
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma aplicação computacional para geração de Modelos Digitais de Terrenos (MDT). Neste trabalho é utilizado o método denominado de Inverso do quadrado da distância. Esse método de interpolação, comumente é utilizado em sistemas de informação geográfica (SIG) para geração de mapas a partir de dados pontuais. No desenvolvimento foi utilizada a linguagem Java e a visualização da superfície gerada foi feita por meio da linguagem VRML. Como exemplo da metodologia adotada, foi gerado um MDT de parte da região da cidade de Vassouras, Rio de Janeiro.Downloads
References
Burrough, P.A.; McDonnell, R.A. Principles of geographical information Systems. Oxford University Press. 1986. 333p.
Carvalho C. V. A., “Simulação de Transporte e Deposição de Sedimentos Siliciclásticos em Ambientes de Plataforma, Talude e Bacia", Tese de doutorado, Departamento de Engenharia Civil/Tecgraf, PUC-Rio, 2002.
Cortona3d. Cortona3D Viewer – User’s Guide. June 2009. Disponível em: http://82.165.194.128/cortona3d/files/a2/a2607c21-b8b6-4abf-8f5d-e3abb2a67649.pdf. Último acesso em 01 de Abril de 2010.
Cortona3d. Cortona3D Viewer. Disponível em: http://www.cortona3d.com/ Products/Cortona-3D - Viewer.aspx. Último acesso em 01 de Abril de 2010.
Google Earth. Disponível em: http://earth.google.com/. Último acesso em 10 de Setembro de 2010.
Lamdim, P. M., B., “Texto Didático 2 – Introdução aos Métodos de Estimatição espacial para confecção de mapas”, UNESP/Rio Claro, 2000.
Medina, A. S., Medina, S. da S. S. A Representação da superfície topográfica através de modelos digitais de terrenos. VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, Curitiba, Paraná, Brasil, 2007.
Portela, F. C. Tutorial VRML. Disponível em: http://www.franklin.pro.br/ apostilas/apostilaVRML.pdf. Último acesso em 20 de Setembro de 2010.
Vrml. VRML Interactive Tutorial. .Disponível em: http://sim.di.uminho.pt/vrmltut/. Último acesso em 04 de Abril de 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/