Ferramenta de checagem do ponto de operação de bombas utilizando plataforma labview
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v14i1.2579Abstract
Em uma indústria do ramo papeleiro, o processo de fabricação envolve uma grande quantidade de bombas de fluídos líquidos necessários para a formação adequada do papel, baseado nisso, é fundamental conhecer a real capacidade de bombeamento verificando o ponto de operação das mesmas. Este trabalho tem a finalidade de demonstrar como foi desenvolvida a ferramenta para tal verificação. Trata-se de um programa baseado na plataforma LabView com a função de adquirir, condicionar e registrar os dados provenientes do campo fabril, permitindo a medição do rendimento da bomba. O funcionamento da aplicação retornou com resultados que permitiram a constatação da região de operação, a mesma trabalha muito próximo dos 60% de rendimento, permitiu ainda a visualização de que ainda existe capacidade de ampliar a vazão, o que proporciona novas oportunidades para o setor de desenvolvimento de produto com papéis que consomem maior quantidade de insumos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/