O Ensino Semipresencial na Universidade Severino Sombra: uma Visão da Disciplina de Metodologia Científica

Authors

  • Márcio Figueiredo Souza
  • Bruno Morais Lemos

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v4i2.269

Keywords:

Ensino semipresencial. Educação à distância. Tecnologia educacional. Ambiente virtual de aprendizagem. MOODLE.

Abstract

Este artigo avalia três semestres letivos de realização do ensino semipresencial na USS, especificamente, no ensino da disciplina de Metodologia Científica, na modalidade semipresencial. O desenvolvimento do processo avaliativo se deu por meio da análise dos resultados obtidos na avaliação dos cursos pelos alunos da referida disciplina, ministrada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, suportado pela plataforma MOODLE. A avaliação do conteudo foi baseada, inicialmente, nas quatro questões do questionário de avaliação diretamente relacionadas à atuação dos tutores e, posteriormente, à avaliação geral contemplando a média geral das médias das questões do instrumento de avaliação. O presente trabalho objetiva, além de estabelecer um registro histórico do início do processo do ensino semip resencial na USS, também apurar o grau de evolução desse processo de ensino-aprendizagem e ainda, identificar oportunidades de melhorias a serem introduzidas no Núcleo de Ensino Semipresencial.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Bassani. P. S.; Bearch, P. A. (2006). Análise das interações em ambientes virtuais de

aprendizagem: uma possibilidade para avaliação da aprendizagem em EAD. Novas

Tecnologias na Educação – CINTED/UFRGS, Porto Alegre, v.4, n. 1.

Costa, L.A.C.; Franco, S.R.K. (2005). Ambientes virtuais de aprendizagem e suas

possibilidades construtivistas. Recuperado em 07 novembro, 2011, de http://www.

cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a25_ambientesvirtuais.pdf.

Ferreira, M.M.S. e Rezende. R.S.R. (2003). O trabalho de tutoria assumido pelo Programa de Educação à distância da Universidade de Uberaba: um relato de experiência.

Recuperado em 07 novembro, 2011, de http://www.abed.org?seminãrios2003/testo19.

htm. Filho, A.R.P. (2004). Introdução ao Moodle- Ambiente de Aprendizagem - Módulo 1, p. 01.

Filho, A.R.P. (2005). Ambiente de Aprendizagem Moodle UnB - Manual do Professor,

Brasília: UNB.

Machado, M. J.; Aquino, V.; Botelho, F. (2009). Tutoria: Avaliação do Papel do Professor no Ambiente Virtual, Brasília.

Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Recuperado em 08 dezembro, 2011, de http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059. pdf.

Pereira, J.B.; Giani, R.C. (2009). Avaliação da aprendizagem em cursos superiores à

distância e o sistema de gerenciamento Moodle. In: COSTA, Maria Luisa Furlan (Org).

“Introdução a Educação à distância.” Maringá: Eduem.

Published

2016-10-05