O Ensino Semipresencial na Universidade Severino Sombra: uma Visão da Disciplina de Metodologia Científica
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v4i2.269Keywords:
Ensino semipresencial. Educação à distância. Tecnologia educacional. Ambiente virtual de aprendizagem. MOODLE.Abstract
Este artigo avalia três semestres letivos de realização do ensino semipresencial na USS, especificamente, no ensino da disciplina de Metodologia Científica, na modalidade semipresencial. O desenvolvimento do processo avaliativo se deu por meio da análise dos resultados obtidos na avaliação dos cursos pelos alunos da referida disciplina, ministrada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, suportado pela plataforma MOODLE. A avaliação do conteudo foi baseada, inicialmente, nas quatro questões do questionário de avaliação diretamente relacionadas à atuação dos tutores e, posteriormente, à avaliação geral contemplando a média geral das médias das questões do instrumento de avaliação. O presente trabalho objetiva, além de estabelecer um registro histórico do início do processo do ensino semip resencial na USS, também apurar o grau de evolução desse processo de ensino-aprendizagem e ainda, identificar oportunidades de melhorias a serem introduzidas no Núcleo de Ensino Semipresencial.Downloads
References
Bassani. P. S.; Bearch, P. A. (2006). Análise das interações em ambientes virtuais de
aprendizagem: uma possibilidade para avaliação da aprendizagem em EAD. Novas
Tecnologias na Educação – CINTED/UFRGS, Porto Alegre, v.4, n. 1.
Costa, L.A.C.; Franco, S.R.K. (2005). Ambientes virtuais de aprendizagem e suas
possibilidades construtivistas. Recuperado em 07 novembro, 2011, de http://www.
cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a25_ambientesvirtuais.pdf.
Ferreira, M.M.S. e Rezende. R.S.R. (2003). O trabalho de tutoria assumido pelo Programa de Educação à distância da Universidade de Uberaba: um relato de experiência.
Recuperado em 07 novembro, 2011, de http://www.abed.org?seminãrios2003/testo19.
htm. Filho, A.R.P. (2004). Introdução ao Moodle- Ambiente de Aprendizagem - Módulo 1, p. 01.
Filho, A.R.P. (2005). Ambiente de Aprendizagem Moodle UnB - Manual do Professor,
Brasília: UNB.
Machado, M. J.; Aquino, V.; Botelho, F. (2009). Tutoria: Avaliação do Papel do Professor no Ambiente Virtual, Brasília.
Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Recuperado em 08 dezembro, 2011, de http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059. pdf.
Pereira, J.B.; Giani, R.C. (2009). Avaliação da aprendizagem em cursos superiores à
distância e o sistema de gerenciamento Moodle. In: COSTA, Maria Luisa Furlan (Org).
“Introdução a Educação à distância.” Maringá: Eduem.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/