Identificação dos Riscos Químicos Inerentes à Saúde e Segurança do Trabalho dos Operadores de Uma Estação de Tratamento de Água no Sul-Fluminense : Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v15i1.2966Abstract
A água doce usada para consumo humano advém das represas, rios, lagos, açudes e reservas subterrâneas que, depois de tratada tornando-se potável, é armazenada em reservatórios de distribuição e, por meio de uma rede canalizada, é então destinada à população. A cidade que serviu como referência para este estudo, encontra-se no Sul fluminense e conta com uma estação de tratamento de água (ETA) que atende aproximadamente 76.000 habitantes. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo apontar potenciais riscos químicos na operação da Estação de Tratamento de Água, de acordo com a NR 15. Para tal, nesta pesquisa estudou-se as condições de trabalho e procedimentos de segurança dos funcionários na referida Estação de Tratamento de Água, relacionados aos riscos químicos e possíveis acidentes ao manusear-se tais produtos que são incorporados nas etapas do processo a fim de garantir os parâmetros de qualidade exigidos pela legislação. No que diz respeito à saúde e segurança do trabalhador, as Normas Regulamentadoras da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia foram utilizadas, visto que as mesmas fornecem as diretrizes que garantem a integridade do trabalhador. Por meio deste estudo, pode-se concluir que implantando-se as Normas Regulamentadoras torna-se possível melhor identificar os riscos químicos, determinar o tempo de exposição dos trabalhadores aos produtos químicos bem como os corretos EPI’s a serem utilizados de forma a garantir a segurança dos trabalhadores da referida estação de tratamento de água.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Shirlei Cardoso, Vanessa Santos Conceição Batista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/