Análise do desenvolvimento de novos produtos no laboratório de Instituição de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v14i2.3030Abstract
A busca pela inovação e novas tecnologias de mercado cresceu ao longo dos anos, ocasionando o surgimento da 4ª Revolução Industrial, caracterizada pela Indústria 4.0. Com isso, surgiu a necessidade de investimento, por parte das empresas e grandes organizações, em áreas relacionadas ao processo de desenvolvimento de produto (PDP), que consiste em um processo de negócio que formaliza as atividades para o desenvolvimento de produtos e serviços. A organização deste processo auxilia na melhoria da qualidade do produto e na redução de custos, fazendo com que a empresa se torne mais ágil e competitiva. O artigo objetiva-se em mapear, analisar e explorar os fluxos que ocorrem no processo de desenvolvimento de novos produtos em um laboratório de uma instituição de ensino. Como metodologia é aplicado o sistema de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratório, embasada no presente estudo. Com o seguinte estudo foi possível entender a necessidade em formalizar, mapear e compreender o processo a fim de diminuir possíveis perdas de material e, ainda, reduzir o custo final do produto. Pode-se concluir que o setor de P&D vem ganhando espaço no mercado, e o investimento no processo de desenvolvimento de novos produtos é de extrema importância para toda e qualquer organização que deseja optar por novas tecnologias e aderir inovações em seus produtos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/