Automação de Baixo Custo, um Estudo de Caso: Inversor de Frequência Controlado Por Supervisório e Arduino
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v14i2.3076Abstract
O Arduino foi criado com o intuito de facilitar a programação de microcontroladores para estudantes e leigos na área de eletrônica, mas rapidamente se expandiu e hoje existem várias comunidades que criam e compartilham projetos para esta plataforma, devido a seu custo e facilidade de programação. O presente trabalho teve como intuito a elaboração de um sistema de baixo custo, fácil acesso e programação, que consiste no controle de um inversor de frequência através da plataforma Arduino e de um sistema supervisório. Para realizar tal controle foi utilizado o software Elipse SCADA, nele foi criado um programa que possui um botão e um slider, quando o botão é acionado, o inversor e sua função de controle de frequência são habilitados, a variação de frequência é feita através do slider. Este controle é realizado através da lógica presente no Arduino. A comunicação entre o supervisório e o Arduino é feita através da porta USB via rede Modbus RTU utilizando o driver Modbus do Elipse. Já a comunicação entre o inversor e o Arduino é feita através das portas digitais e analógicas presentes tanto no Arduino, quanto no inversor de frequência. O objetivo foi concluído com êxito, pois foi criada uma alternativa de fácil utilização e implementação, além de ser uma ótima opção em relação ao seu custo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/