Desenvolvimento de Jogos Utilizando XNA: um Exemplo com o Jogo SpaceX
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v5i2.485Keywords:
Framework XNA, Jogos Eletrônicos.Abstract
A área de jogos eletrônicos tem crescido cada vez mais. Pode-se, nos dias atuais, encontrar jogos em diversos dispositivos: computadores pessoais, consoles domésticos e dispositivos móveis. O desenvolvimento de um jogo não é uma tarefa fácil, pois envolve diversas áreas de conhecimento e também diversas subáreas da computação. A área de desenvolvimento de jogos desperta muita curiosidade e interesse em muitos programadores, entretanto a maioria das instituições de ensino superior com cursos na área de computação não apresentam o foco ou disciplinas específicas para o desenvolvimento de jogos, principalmente em Curso de Sistemas de Informação. Esta foi uma das motivações para o desenvolvimento deste trabalho. Este artigo apresenta o framework XNA e as suas principais funcionalidades para desenvolvimento de jogos eletrônicos interativos. Como resultado e exemplificação o artigo também apresenta o desenvolvimento de um jogo 2D, chamado SpaceX.Downloads
References
Cawood, S.; Mcgree, P. (2007) Microsoft XNA Game Studio Creator’s Guide. New York:
Osborne. 456 p.
Lobão, A. S. et. al. (2010) XNA 3.0 para Desenvolvimento de Jogos no Windows, Zune e
Xbox 360, Rio de Janeiro: Brasport, 431 p.
Perucia, A. et. al. (2005) Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. Porto Alegre: Novatec,
p.
Rollings, A.; Morris, D.(2000) Game Architecture and Design, Arizona: Coriolis, 742 p.
Silva, J. P. de P. R. da. (2012) Desenvolvimento de Jogos utilizando XNA. Monografia
de Graduação do curso de Sistemas de Informação. Universidade Severino Sombra,
p
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/