Geração de energia elétrica por meio do uso do motor Bedini
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v11i2.1431Palavras-chave:
Baixo custo, Energia ecologicamente correta, GeradorResumo
Devido às poluições, ao aumento do consumo, dos custos, e da escassez de energia elétrica, o desenvolvimento sustentável vem servindo de estimulo para a criação de novas fontes de energias. Essa pesquisa foi realizada com a finalidade de aprofundar no estudo de um motor/gerador magnético, denominado motor Bedini, para desenvolver uma nova fonte de energia elétrica ecologicamente correta. O objetivo principal foi utilizar o diagrama do carregador de bateria criado por John Bedini, para desenvolver um motor/gerador de energia elétrica, onde poderá ser utilizado principalmente em residências, tratando-se de um motor que converte a energia mecânica em elétrica, e após a adaptação de alguns imãs permanentes à estrutura do motor, ele transformou-se em um dos meios mais práticos de gerar energia limpa. Para o desenvolvimento técnico da pesquisa foram realizadas as seguintes medidas: cálculo de frequência, capacidade de carga e descarga de Baterias e potência. A pesquisa classifica-secomo qualitativa, pois houve o levantamento bibliográfico realizado através de livros, artigos e agências nacionais, e estes auxiliaram no entendimento e na realização do projeto experimental, assim foi possível realizar estudos das diversas formas de montagem dos tipos de motores existentes e suas capacidades. O projeto foi desenvolvido no laboratório de usinagem no campus Barra do Piraí do Centro Universitário Geraldo Di Biase, e ostestes foram realizados no SENAI e no Colégio Batista Americano, onde se utilizou as ferramentas e os materiais necessários para montagem e medições do experimento.
Downloads
Referências
Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. (2016): Disponível , acesso em 15 de setembro de 2017.
Barbi, I. (1985). Teoria fundamental do motor de indução. Florianópolis: Editora da UFSC.
Bedini, J. C. (2002). Device and method of a back EMF permanent electromagnetic motor generator. U.S. Patent, n. 6, 392, 370.
Carro, C. P. U. (2011). Desenvolvimento de um aerogerador de até 10 KW utilizando materiais magnéticos obtidos por processo de metalurgia do pó.
Chaves, M. T. C. (2013). Utilização de Geradores de Ímãs Permanentes em Aproveitamentos de Energia Renovável.
Dos Reis, L. B. (2015). Editora Manole. Geração de energia elétrica.
Júnior, A. S & Filho, G. L. T. (2007). Série energias renováveis: energias renováveis. Itajubá: Ministério de Minas e Energia, v. 1.
Lindemann, P. (2014). Bedini SG - The Complete Advanced Handbook. Washington: A & P Electronic Media Liberty Lake.
Lindemann, P. & Murakami, A. (2013). Bedini SG - The Complete Intermediate Handbook.Washington: A & P Electronic Media Liberty Lake.
Lindemann, P. & Murakami, A. (2012). Bedini SG - The Complete Beginner's Handbook. Washington: A & P Electronic Media Liberty Lake.
Lopes, S. A. S. (2015). Tecnologias de Armazenamento de Energia para Fornecimento de Serviços de Sistema. Dissertação de Mestrado.
Gomes, P. P., Vieira, J. & Falcão, M. M. (2009). O campo da energia elétrica no Brasil de 1880 a 2002. rap—rio de Janeiro, 43 (2), 295-321.
Pires, J. C. L., Gostkorzewicz, J. & Giambiagi, F. (2001). O cenário macroeconômico e as condições de oferta de energia elétrica no Brasil. BNDES, Area de Planejamento, Departamento Econômico-DEPEC.
Silva, L. L., Morais, R. P., Dornelas, G. N. & Dornelas, L. N. (2016). Proposta de geração de energia elétrica através de roda mecânica impulsionada por imãs permanentes. Revista Edu. Tec., v. 2, n. 1.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/