Diferenciação de cervejas usando fosforimetria
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v1i2.219Palavras-chave:
Fosforimetria, Cervejas, Efeito externo do átomo pesado, modificador de superfícieResumo
Cerveja é uma mistura complexa que consiste principalmente de água e etanol, com 0,5% de sólidos dissolvidos. A caracterização de amostras complexas nestes casos, normalmente emprega técnicas analíticas baseadas na separação destes componentes. Alternativamente, o uso de métodos espectroscópicos vem sendo reconhecido como método rápido e sensível, com aplicabilidade para uma grande variedade de produtos. Assim, o presente trabalho teve por objetivo aplicar a fosforimetria em substrato sólido na temperatura ambiente para a caracterização de amostras de dois tipos de cervejas produzidas no mercado nacional através do efeito externo do átomo pesado e do efeito de um modificador de superfície na indução da fosforescência. Como resultado, uma metodologia para caracterização de amostras de cervejas foi desenvolvida. Parâmetros experimentais e instrumentais foram otimizados com o intuito de minimizar a interferência entre os processos radiativos. Isso foi conseguido pela combinação do uso de surfactante SDS 0,07 mol L-1 e de átomo pesado, KI 1,0 mol L-1 e também pela utilização de tempos adequados de abertura do detector e tempo de retardo.Downloads
Referências
E. SIKORSKA et al. Food Chemistry, 96: 632–
2006.
D. BELLIDO-MILLA et al., Spectrochimica
Acta Part B, 55: 855-864, 2000.
B. CAÑABATE-DIAZ et al., Analyst, 128: 411-
, 2003.
A. D. CAMPÍGLIA, C. G. DE LIMA, Anal.
Chem., 59: 28-22, 1987.
T. VO-DINH, Room Temperature Phosphorimetry
for Chemical Analysis, Chemical
analysis series v. 68, 1st Ed., New York: .Jonh
Wiley & Sons, 1994.
C. E. CARDOSO, R. Q. AUCÉLIO, Determination
of benzo[b]naphtho[2,3-d]thiophene (BNT)
in sediments using selective heavy atom induced
room-temperature phosphorimetry. Journal of
the Brazilian Chemical Society, 17(7): 1323-
, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/