Utilização das ferramentas da qualidade nos processos de manutenção, visando o desperdício de tempo e a produtividade
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v13i1.2262Resumo
Este artigo, considerando a utilização das ferramentas da qualidade nos processos de manutenção, nos leva a um novo olhar de forma colaborativa, para a reflexão dos gestores da relevância de um sistema de planejamento e controle, visando a produtividade e o desperdício de tempo. Desta forma, este artigo tem como objetivo geral, analisar de que forma ocorre a manutenção de máquinas e equipamentos em empresas da Região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os objetivos específicos são verificar quais ferramentas da qualidade são utilizadas, descrevendo sobre conceitos e a aplicação de cada ferramenta nos processos de manutenção; e analisar os modelos de manutenção existentes nas empresas que fizeram parte da pesquisa, quanto ao controle de equipamentos. A pesquisa de campo de caráter quantitativo, realizada por meio de questionário com 14 questões fechadas, encaminhado à profissionais da área de manutenção, por meio do Google Forms, que é um serviço gratuito, destinado à criação e pesquisas online, que viabilizou a confirmação da hipótese que foi verificar se a implementação de modelos de manutenção por meio de sistemas de planejamento e controle, com a utilização de ferramentas da qualidade, pode contribuir para o desperdício de tempo e com a produtividade. Os resultados obtidos com a pesquisa de campo atenderam aos objetivos propostos e confirmaram a hipótese deste artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/