AUTOARRIMOS: um aplicativo para dispositivos móveis para dimensionamento de muro de arrimo por gravidade
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v13i2.2263Resumo
É muito usual a utilização de estruturas de contenção, como muros de gravidade ou flexão, para estabilização de encostas, quando não se é possível a execução de um talude que se mantenha estável por si só, devido às características do solo. Os muros de contenção são usados para conter porções de terra próximas às edificações ou abaixo delas, a fim de garantir sua segurança contra deslizamentos do terrapleno. Os muros de gravidade são os muros de contenção que se mantém estáveis devido ao peso próprio. Tais muros têm o processo de cálculo composto por alguns passos, visto que devem ser verificadas determinadas condições de segurança e fazê-lo de modo manual torna o serviço lento. O presente trabalho visa apresentar um aplicativo para dimensionar os muros de gravidade, constituídos de concreto ciclópico, com o intuito de tornar o trabalho de cálculo mais ágil, que além disso possa ser usado como ferramenta educacional. A princípio foram desenvolvidos roteiros de cálculos de seis perfis de muro, no software PTC Mathcad Express Prime 6.0. O aplicativo foi desenvolvido com a ferramenta MIT App Inventor 2, que utiliza uma programação em blocos, de interface amigável e intuitiva, o que beneficiou no desenvolvimento do aplicativo. De modo a exemplificar e testar a ferramenta, foram dimensionados no aplicativo dois perfis para verificar o mais adequado. Pode-se concluir, que ter os roteiros de cálculo proveu uma ótima base para o desenvolvimento do aplicativo, além disso o aplicativo funcionou como um bom facilitador para dimensionar muros de gravidade, pois só solicitou a escolha de perfil e a inserção de dados fundamentais, reduzindo o tempo de cálculo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/