VisuAlg - Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v2i2.234Palavras-chave:
Algoritmos, Software educacional, programaçãoResumo
Historicamente, o ensino de programação tem sido considerado de difícil entendimento para os alunos por diversos motivos: falta de preparo dos estudantes, ausência de uma didática adequada e de ferramentas computacionais que ajudem os atores (professores e estudantes) a superarem os problemas que se apresentam no processo ensino-aprendizagem. Neste artigo discutem-se alguns aspectos das dificuldades no ensino de programação e apresenta-se o VisuAlg, programa que pretende auxiliar estudantes e professores a obter um maior entendimento e rendimento no estudo de disciplinas da área de programação.Downloads
Referências
Koliver, C., Dorneles, R. V., Casa, M. E. 2004. Das (Muitas) Dúvidas e (Poucas) Certezas do Ensino de Algoritmos. In: XII Workshop de Educação em Computação (WEI 2004), 2004, Salvador. Anais do XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. p. 949-960.
Gomes, A., Henriques, J., Mendes, A. J. 2008. Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. In: Educação, Formação & Tecnologias; v.1. p. 93-103.
Crespo, S. 1990. ILA – Interpretador de Linguagem Algorítmica. Endereço:
http://www.exatec.unisinos.br/professores/gerador.php?
professor=crespo&id_menu=434&id_submenu=189 Acesso em 21/02/2009.
Almeida, E.S. 2001. AMBAP - Ambiente de Aprendizado de Programação. endereço: http://www.ufal.br/tci/ambap/ Acesso em 21/02/2009.
Rapkiewicz, C. E., Falkemback, G., Seixas, L., dos Santos, N. S., Cunha, V. V.,
Klemann, M. 2006. Estratégias Pedagógicas no Ensino de Algoritmos e Programação
Associadas ao Uso de Jogos Educacionais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 2, p.1-11, 2006.
Gondim, H. W. A. S., Ambrosio, A. P. L. 2008. Esboço de Fluxogramas no Ensino de Algoritmos. In: WEI - Workshop sobre Educação em Computação, 2008, Belém do Pará - PA. Anais do WEI 2008. p. 109-117.
Mota, M. P., Pereira, L. W. K., Favero, E. L. 2008. JavaTool: Uma Ferramenta para o Ensino de Programação. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2008, Belém. XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. p. 127- 136.
Souza, C.M., 2003. Referência da Linguagem de Programação do VisuAlg. endereço: http://www.apoioinformatica.inf.br/visualg/refer.htm. Acesso em 21/02/2009.
______, C.M., 2007. As Funções do VisuAlg Versão 2.0. endereço:
http://www.apoioinformatica.inf.br/visualg/funcoes.htm. Acesso em 21/02/2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/