Softwares educativos com tecnologias Multimídia: uma ferramenta para apoio ao ensino da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v2i2.237Palavras-chave:
Sistemas Multimídia, Software educacional, Software de Autoria, ensino da matemáticaResumo
O uso de sistemas multimídia vem sendo cada vez mais utilizado nas mais diversas áreas, entre elas destaca-se Educação. Este trabalho tem o objetivo de contribuir para as reflexões das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Este artigo mostra o desenvolvimento de dois softwares educativos com características multimídia implementados através do software de autoria Director. O Director utilizada a metáfora de um filme na implementação de aplicações isto faz com que ele tenha uma melhor curva de aprendizado possibilitando que o usuário alcance rapidamente uma alta produtividade usando toda a potencialidade do aplicativo.Downloads
Referências
Bizzoto, C. E. N. Director 8.5: multimídia e internet. Florianópolis: Visual Books,1998.
Borba, M. C. e Penteado, M. G., Informática e Educação Matemática, 3.ed., 1.reimp.,Belo Horizonte: Editora Autêntica – Coleção Tendências em Educação Matemática,2005.
Gonzalez, J. F. P. Director 8.5: criando aplicativos multimídia, Editora Berkley Brasil,2001.
Kampff, A. J. C.; Ferreira, A. L. A.; Carvalho, M. H. S. de; Lima, J. V. de; Um Hiperdocumento para Introdução à Geometria Plana. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n 1, p. 1/10-10, 2007. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/nov2005/index.html. Acessado em maio de 2009.
Nemetz, F., HMT: Modelagem e Projeto de Aplicações Hipermídia. Dissertação de Mestrado Ciência da Computação - CPGCC: UFRGS, Porto Alegre, 1995.
Porto, Irlaine da Paixão G. Carvalho, C. V. A., Oliveira, R., O jogo Camputacional TANGRAM: um objeto de Aprendizagem sobre Geometria. IV Colóquio de História e Tecnologia no ensino da Matemática - HTEM, UFRJ, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/