Considerações Sobre a Din âmica de Grupos de Estudo na Formação Inicial de Professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v4i1.263Palavras-chave:
Grupos de estudo. Geometria dinâmica. Formação docente.Resumo
Esse artigo apresenta trechos de uma pesquisa que teve como objetivo analisar de que forma estudantes de licenciatura em Matemática se apropriaram de um software de geometria dinâmica de forma a inseri-lo em sua futura prática docente mediante trabalho em um grupo de estudos. Interessou-se saber quais as potencialidades que atribuíram ao software voltado ao trabalho com alunos do ensino médio e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, a preparação e o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Além disso, verificaram-se as possíveis contribuições que a participação no grupo propiciou aos licenciandos. Para sua realização criou-se um grupo com sete alunos da licenciatura em Matemática de uma universidade do interior de São Paulo que estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica. Estas tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados por meio da gravação em vídeo das reuniões, das anotações dos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Este artigo destaca que o trabalho em um grupo de estudos propicia oportunidade de crescimento profissional dos envolvidos, já que os participantes têm a oportunidade de buscar e discutir novas estratégias de ensino e aprendizagem da Matemática.Downloads
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