Aplicação de Ferramentas de Qualidade no Ambiente Acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v9i2.625Palavras-chave:
Qualidade, Melhoria contínua, Produtividade.Resumo
O presente artigo apresenta a aplicação do 5S e da pesquisa de satisfação, que são duas ferramentas de qualidade ligadas ao curso de Engenharia de Produção, a fim de identificar falhas e encontrar oportunidades de melhorias nos processos de funcionamento da secretaria geral de uma Universidade localizada no interior do Estado do RJ. As duas ferramentas foram trabalhadas visando entender a visão dos usuários e a realidade do dia-a-dia do setor e seus funcionários. A pesquisa de satisfação mostrou a forma de percepção dos clientes quanto ao atendimento, prazos, qualidade dos serviços, e o 5S analisou o ambiente de trabalho e o comportamento dos funcionários. Com a aplicação das mesmas, percebeu-se que há divergências nos resultados encontrados, pois com a pesquisa foi observado um alto nível de insatisfação pelos clientes nos serviços/produtos oferecidos opondo-se a realidade encontrada ao estudar a rotina e o funcionamento para aplicar o 5S em que é cumprido o que realmente é necessário, apesar de terem acontecido relevantes mudanças no cenário ao aplicar a ferramenta de mudança comportamental. Então são diferentes pontos críticos a serem trabalhados, mas cuja análise final ao relacionar visão interna e visão externa foi que predomina a necessidade de correções de fundo informativo, pois quando se tem conhecimento do que será feito ou pedido todas as possíveis lacunas podem ser identificadas e previamente tratadas e obter melhores resultados. Sendo assim foram encontradas oportunidades de melhorias principalmente quanto a comunicação dentro do próprio setor e entre secretaria e alunos.
Downloads
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001:2000 – Sistema de gestão da qualidade - Requisitos. Rio de Janeiro, 2000.
BOULTER, L.; BENDELL, T. How can ISO 9000:2000 helps companies achieve excelence. Measuring Business Excellence 6, 2, 2002. MCB University Press Limited.
CAMPOS, R.; OLIVEIRA, L.C.Q.; SILVESTRE B. S.; FERREIRA, A. S; A Ferramenta 5S e suas Implicações na Gestão da Qualidade Total. 2004.
DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Editora Marques Saraiva. R J-1990.
FREIGENBAUM, A. V. Controle da qualidade Total- Gestão e Sistemas. Vol. 1, Makron Books do Brasil Editora Mcgraw-Hill, São Paulo, 1994.
GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010
LAPA,R. P. Praticando os 5 sensos. Rio de Janeiro: Qualitymark,1998.
MELLO, C. H. P.; SILVA, C. E. S.; TURRIONI, J. B.; SOUZA, L. G. M. ISO 9001:2000: Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. São Paulo, 2002. Editora Atlas
OSADA, T.. H. , 5S’s:seiri, seiton, seiso, seiketsu,shitsuke.3.ed.São Paulo:Insituto IMAM, 1995.
OSBORNE, D. e GAEBLER, T. Reinventando o governo. — Brasília: MHC, 1994.
PANTOUVAKIS, A. The relative importance of service features in explaining customer satisfaction: A comparison of measurement models. Managing Service Quality, v.20, n.4, 2010.
PONTE, J. P.. Estudos de caso em educação matemática. Bolema,n.25, 2006.
RIBEIRO,H.5S Administrativo. São Paulo: PDCA Consultoria em Qualidade.1999.
SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.
SHIBA, S.; GRAHAM, A.; WALDEN, D. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade, Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SILVA, J. M. da. 5S:O ambiente da qualidade.3.ed.Belo Horizonte:Fundação Christiano Ottoni,1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/