Implementação do círculo de Mohr para estudos de tensões principais utilizando o GeoGebra
Resumo
Tendo em vista a dificuldade para se calcular valores provenientes de tensões nos solos, pode-se afirmar que uma solução é a aplicação do método do círculo de Mohr, com isso, desenvolveu-se uma ferramenta de visualização gráfica de tensões através do círculo de Mohr e suas ramificações, conduzindo estudantes de engenharia a dominar questões relacionadas a tensões nos solos. Realizou-se, então, uma pesquisa e constatou-se que existem diversos métodos de análise dos solos, grande parte se dá a partir de estudos realizados após ensaios feitos em laboratórios de estruturas ou fundações. Sabendo disso, foi possível a aplicação de tecnologia para a implementação de formulações e combinações matemáticas (algébricas e geométricas) por meio do software GeoGebra. Diante disso, verifica-se que o produto gerado pode simular e testar hipóteses sobre conceitos relacionados às tensões atuantes (principais, cisalhantes), tanto nas estruturas quanto nas fundações para análise dos solos e outros materiais componentes do sistema. Gerar um bom ciclo de aprendizado e disponibilizar todo o material do projeto na plataforma online do GeoGebra, o que impõe a constatação de que a Implementação do círculo de Mohr para estudos de tensões principais utilizando o GeoGebra colabora para uma aprendizagem mais significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/