Estruturas Metálicas: Automatizando o dimensionamento para esforços axiais
Resumo
A evolução da área tecnológica vem ocasionando um desempenho formidável no que se refere a divulgação de informações em diversas áreas, principalmente na área educacional. Este e-book tem como objetivo tornar mais dinâmico e simples o estudo de estruturas metálicas, apresentando os conceitos fundamentais propostos e demonstrando como eles podem ser empregados em associação ao software Smath Studio que possibilita a automatização dos cálculos aplicados. Serão demonstrados três casos específicos, que são indispensáveis para o estudo inicial do tema. Através do desenvolvimento de roteiros automáticos, respaldados por materiais didáticos de Instituições de Ensino Superior, obteve-se soluções coerentes. Haja vista que o itinerário de verificações contém uma gama considerável de detalhes e, na busca por eliminar possíveis chances de erro, todo processo foi elaborado deixando ao usuário do roteiro apenas a função de informar os dados iniciais do perfil a ser analisado. Nos capítulos destinados à metodologia científica e desenvolvimento será explicitada a base conceitual por trás de todos os exemplos utilizados no SMath Studio (o processo de cálculo “geral”), para que o leitor tenha embasamento suficiente para dar continuidade ao chegar na resolução das questões. Além da esfera educacional, foco deste trabalho, é interessante destacar que existe a possibilidade de aperfeiçoamento do mesmo. De modo a ser também utilizado profissionalmente, os ganhos de tempo e precisão matemática viabilizam que futuramente outros autores utilizem o mesmo método e desenvolvam roteiros ainda mais completos para exemplos como os apresentados aqui e, também roteiros que contemplem as demais verificações, como por exemplo, momento fletor e cisalhamento, ressaltando também que tais incrementos, ao mesmo passo que aprimoram a aplicação profissional, complementam a educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/