A formação em Pedagogia no Brasil do Século XXI
desafios, propostas e caminhos
Resumo
APRESENTAÇÃO
A Educação no século XXI está sendo pautada por intensos desafios, para os quais se buscam novas propostas e caminhos. Uma dessas novas propostas é o segundo volume da Série Educação, que ora se publica. Composto por artigos oriundos de Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos da Pedagogia da Universidade de Vassouras, a obra reúne textos de variados temas, abordados sob a ótica da relevância acadêmica e social.
Este livro vem a público com um lapso de tempo devido aos tristes momentos pelos quais o mundo passou em 2020, com a pandemia do COVID-19, que deixou um rastro de perdas insubstituíveis de alunos, professores, amigos e familiares, em memória dos quais continuamos trabalhando e produzindo, com a esperança de dias melhores. E nada melhor para alimentar a esperança do que estudar e pensar sobre os novos caminhos para a Educação.
Para a composição deste livro, foram selecionados alguns trabalhos de alunos que alcançaram as máximas pontuações durante as avaliações a que foram submetidos. Os textos são um reduzido exemplo do produtivo esforço desenvolvido por todos nossos alunos, que se dedicaram arduamente para a elaboração de seus TCCs.
As temáticas contempladas passam por várias vertentes dos estudos pedagógicos, todos com abordagens contemporâneas, sem deixar de lado os nsinamentos dos mestres tradicionais, como é possível observar nas várias seções, em que o livro está dividido.
Em sua primeira parte, já é possível encontrar o grande desafio que é pensar sobre a educação infantil, ao destacar a preocupação com a primeira experiência escolar que são as creches, em que são utilizados brinquedos e brincadeiras como material paradidático. Dentro do espírito da modernidade, a educação infantil também se debruça sobre as questões ambientais e a formação da personalidade adulta através da educação financeira.
Em seguida, encontra-se uma temática ampla e profunda, com reflexões sobre as relações existentes entre a família e a escola, um tema complexo e desafiador para os dias atuais.
Na sequência, estão alguns questionamentos sobre a inserção profissional com destaque para o retorno do homem para o ensino fundamental, e a atuação de Pedagogos em espaços não escolares como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Ainda pensando sobre os novos ambientes de exercício profissional, estão as análises sobre a Pedagogia Hospitalar, onde o Pedagogo pode contribuir com sua experiência educativa na 10 utilização de formas lúdicas para proporcionar bem-estar, acompanhamento escolar e recuperação da saúde para crianças em situação de tratamento prolongado.
O livro também dá espaço para resultados de estudos sobre aspectos psicológicos da Educação, ao contemplar questões como a inclusão escolar de alunos autistas, hiperativos e portadores de deficiências intelectuais variadas.
Um tópico interessante é o que reúne questões amplas que ocupam o cenário educacional atual como as relações etnicorraciais, a inserção dos estudos filosóficos no ensino fundamental, além das novas formas de avaliação escolar.
O livro encerra-se com uma seção dedicada ao fazer educacional, desde a questão da educação crítica, passando pela nova legislação que rege o Ensino Médio, chegando aos novos recursos utilizados na Educação de Jovens e Adultos. Um destaque nesta seção é o artigo que aborda a convivência de crianças com animais domésticos, como fator de melhoria na saúde geral dos infantes.
Acreditamos que a leitura desses trabalhos trará informações e novos desafios ao apontar caminhos de estudos para aqueles que fizerem um “clic” e percorrerem suas páginas virtuais.
A Comissão Organizadora
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marinéa da Silva Figueira Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/