A formação em Pedagogia no Brasil do Século XXI
desafios, propostas e caminhos
Abstract
APRESENTAÇÃO
A Educação no século XXI está sendo pautada por intensos desafios, para os quais se buscam novas propostas e caminhos. Uma dessas novas propostas é o segundo volume da Série Educação, que ora se publica. Composto por artigos oriundos de Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos da Pedagogia da Universidade de Vassouras, a obra reúne textos de variados temas, abordados sob a ótica da relevância acadêmica e social.
Este livro vem a público com um lapso de tempo devido aos tristes momentos pelos quais o mundo passou em 2020, com a pandemia do COVID-19, que deixou um rastro de perdas insubstituíveis de alunos, professores, amigos e familiares, em memória dos quais continuamos trabalhando e produzindo, com a esperança de dias melhores. E nada melhor para alimentar a esperança do que estudar e pensar sobre os novos caminhos para a Educação.
Para a composição deste livro, foram selecionados alguns trabalhos de alunos que alcançaram as máximas pontuações durante as avaliações a que foram submetidos. Os textos são um reduzido exemplo do produtivo esforço desenvolvido por todos nossos alunos, que se dedicaram arduamente para a elaboração de seus TCCs.
As temáticas contempladas passam por várias vertentes dos estudos pedagógicos, todos com abordagens contemporâneas, sem deixar de lado os nsinamentos dos mestres tradicionais, como é possível observar nas várias seções, em que o livro está dividido.
Em sua primeira parte, já é possível encontrar o grande desafio que é pensar sobre a educação infantil, ao destacar a preocupação com a primeira experiência escolar que são as creches, em que são utilizados brinquedos e brincadeiras como material paradidático. Dentro do espírito da modernidade, a educação infantil também se debruça sobre as questões ambientais e a formação da personalidade adulta através da educação financeira.
Em seguida, encontra-se uma temática ampla e profunda, com reflexões sobre as relações existentes entre a família e a escola, um tema complexo e desafiador para os dias atuais.
Na sequência, estão alguns questionamentos sobre a inserção profissional com destaque para o retorno do homem para o ensino fundamental, e a atuação de Pedagogos em espaços não escolares como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Ainda pensando sobre os novos ambientes de exercício profissional, estão as análises sobre a Pedagogia Hospitalar, onde o Pedagogo pode contribuir com sua experiência educativa na 10 utilização de formas lúdicas para proporcionar bem-estar, acompanhamento escolar e recuperação da saúde para crianças em situação de tratamento prolongado.
O livro também dá espaço para resultados de estudos sobre aspectos psicológicos da Educação, ao contemplar questões como a inclusão escolar de alunos autistas, hiperativos e portadores de deficiências intelectuais variadas.
Um tópico interessante é o que reúne questões amplas que ocupam o cenário educacional atual como as relações etnicorraciais, a inserção dos estudos filosóficos no ensino fundamental, além das novas formas de avaliação escolar.
O livro encerra-se com uma seção dedicada ao fazer educacional, desde a questão da educação crítica, passando pela nova legislação que rege o Ensino Médio, chegando aos novos recursos utilizados na Educação de Jovens e Adultos. Um destaque nesta seção é o artigo que aborda a convivência de crianças com animais domésticos, como fator de melhoria na saúde geral dos infantes.
Acreditamos que a leitura desses trabalhos trará informações e novos desafios ao apontar caminhos de estudos para aqueles que fizerem um “clic” e percorrerem suas páginas virtuais.
A Comissão Organizadora
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Marinéa da Silva Figueira Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/