Anais do XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro
Resumo
O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (FFCBH) é um colegiado formado pelos Comitês de Bacias do Estado do Rio de Janeiro, que têm como objetivo principal promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos.
O FFCBH tem dentre seus objetivos promover a articulação, a troca de experiências e informações entre os Comitês de Bacia Hidrográfica, visando seu fortalecimento e o aperfeiçoamento da gestão de recursos hídricos, além de facilitar a interlocução dos Comitês com instituições governamentais ou não governamentais relacionadas, direta ou indiretamente, a recursos hídricos, buscando o aperfeiçoamento dos Sistemas Estadual e Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e, consequentemente, a melhoria da qualidade e o aumento da quantidade de água.
O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas realiza, anualmente, o encontro dos comitês de bacias. No ano de 2024, o “XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB/RJ)” trouxe como tema central a "INTEGRAÇÃO PELAS ÁGUAS: Governança, Planos e Territórios”. O evento foi realizado em formato híbrido de 17 de abril a 20 de abril de 2024 e as palestras podem ser conferidas no canal do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias no YouTube (http://www.youtube.com/@forumfluminensecbh). O evento reuniu os nove Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) fluminenses (CBH- Baía da Ilha Grande; CBH Guandu; CBH Médio Paraíba do Sul; CBH Piabanha; CBH Baía de Guanabara; CBH Lagos São João; CBH Rio Dois Rios; CBH Macaé e das Ostras; CBH Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana), um comitê Paulista (CBH Paraíba do Sul) e o Comitê de bacias Federal (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul -CEIVAP), Órgãos gestores como o Instituto de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Universidades Públicas e Privadas, Empresas de Saneamento dentre outras instituições relevantes para debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiências sobre recursos hídricos.
O evento contou com mais de 60 palestrantes em seis mesas redondas e rodas de diálogo e oficinas, que proporcionaram um amplo e rico debate sobre recursos hídricos ao longo da semana. Os momentos de capacitação envolveram a realização de 5 rodas de diálogo (Sociedade Civil, Poder Público, Usuários de Recursos Hídricos, Juventude e Água e Inclusão), e oito oficinas que trataram das temáticas “A importância do monitoramento da governança para garantir a segurança hídrica, AKAUANA: um jogo de conexão com as águas, Pacto para governança das águas e planejamento para a segurança hídrica no Rio de Janeiro, Saneamento ecológico - experiências exitosas, Incorporação da crise climática no planejamento da gestão hídrica, Como criar uma agência reguladora municipal, Cartografia Social e mapeamento participativo para revitalização de recursos hídricos e Os percursos da educação ambiental nos comitês do Estado do Rio de Janeiro”.
Quanto aos trabalhos, foram apresentados 38 trabalhos nos formatos de Trabalhos completos, Relatos de experiência, Notas Técnicas e Notas Científicas, nas seguintes linhas temáticas: Educação Ambiental e Recursos Hídricos; Gestão, Governança e Instrumentos Legais de Recursos Hídricos (Águas doces e costeiras); Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos; Saneamento e Serviços Ambientais e Soluções Baseadas na Natureza. Os trabalhos foram apresentados em duas sessões de banners e uma sessão de apresentação oral que foram os três melhores trabalhos selecionados pela comissão científica. As revisões dos trabalhos foram feitas às cegas por dois avaliadores para cada trabalho, e mais um avaliador da apresentação. Foram premiados um trabalho oral e três banners. A comissão científica contou com 20 profissionais de diversas Universidades e instituições. Os trabalhos apresentados ajudaram a elevar a qualidade do evento e a disseminar as boas práticas e os estudos que englobam recursos hídricos e sustentabilidade ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erika Cortines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/