TRÍVIA
estudos interdisciplinares sobre as práticas da magia na Antiguidade
Abstract
O estudo sobre as práticas culturais na Antiguidade figura como um poderoso instrumento de reflexão para os professores e discentes contemporâneos, por possibilitar o alargamento de visões acerca da trajetória humana. Dessa forma, interessa-nos problematizar, cientificamente, a prática da magia. Afinal, magia é uma palavra polissêmica e apresenta uma variedade de ideias e de práticas, muitas vezes, relacionadas com a esfera religiosa ou científica de uma sociedade. Consequentemente, esse vocábulo foi lido e interpretado de diversas formas e maneiras, de acordo com cada contexto social. A coletânea TRÍVIA – estudos interdisciplinares sobre as práticas da magia na Antiguidade conta com importantes debates sobre o campo da magia no Mundo Antigo e com a participação de especialistas no assunto. Os textos proporcionam múltiplas visões sobre as experiências religiosas existentes e introduzem os leitores em um aprofundamento temático. Assim, o resultado que apresentamos demonstra a importância da cooperatividade entre pessoas e instituições acadêmicas, posto que, os diálogos entre as instituições participantes reafirmam o nosso compromisso com o conhecimento científico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luis Filipe Bantim de Assumpção, Carlos Eduardo Costa Campos, Arlete José Mota
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/