Arquivos - Página 3
-
Anais do II ENIPEX - Encontro de Iniciação a Pesquisa Científica e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá
2023O II Encontro de Iniciação à Pesquisa Científica e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (II ENIPEX) é um evento que tem por finalidade promover o debate científico, integrando docentes e discentes através das apresentações dos trabalhos acadêmicos, extensionistas e os avanços tecnológicos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento, além de atividades como palestras, mesas redondas e minicursos. O II Encontro de Iniciação à Pesquisa Científica e Extensão (II ENIPEX), promovido pela Faculdade de Ciências Médicas de Maricá, de 26 a 28 de setembro de 2022, consolidou um espaço de divulgação dos resultados preliminares e finais de pesquisas científicas e de extensão de diversas modalidades: docente, discente, iniciação científica, iniciação tecnológica e de extensão, além de motivar o engajamento das atividades de investigação bem como despertou o interesse pela pesquisa no campo da ciência.
-
Aedes aegypti: conhecer para controlar
2023"Aedes aegypti: conhecer para controlar” é um álbum de figurinhas, idealizado para ser uma ferramenta didático - científica, e com a proposta de educar e informar de forma simples e eficaz. O álbum de figurinhas tem como objetivo levar de maneira lúdica, o interesse e o conhecimento sobre os mosquitos vetores e transmissores das arboviroses (dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela urbana). O álbum foi construído a partir dos resultados e experiências dos projetos de pesquisa e de extensão realizados durante anos, pela equipe do Laboratório de Insetos Vetores/LIV, através dos trabalhos de campo (coleta de ovos, larvas e mosquitos), de laboratório (testes de substâncias naturais de plantas) e ações educativas. As figuras que constam no álbum foram obtidas do acervo pessoal, acervo do LIV e da internet. Como resultado, tem-se o material didático-científico "Álbum de figurinhas”, direcionado para crianças a partir de 10 anos de idade, professores e familiares. Para concluir, espera-se atingir o público-alvo, a fim de formar agentes atuantes e disseminadores do cuidado com o meio ambiente e a saúde humana."
-
Manual do Agente Mirim: Um guia de monitoramento, prevenção e controle ao Aedes aegypti
2022Com o compromisso de estimular, informar e formar disseminadores cada vez mais engajados sobre as questões ambientais e de saúde pública, o manual do Agente Mirim vem com uma proposta de sucesso e de grande importância na realização de ideias concretas no controle do mosquito Aedes aegypti.
O Manual do Agente Mirim é um produto do projeto de pesquisa e de extensão “Agente Mirim: uma
proposta de educação ambiental e saúde pública”, do curso de Mestrado Profissional em Ciências
Ambientais da Universidade de Vassouras.
Monitorar o mosquito e os seus criadouros, conhecer o ciclo de vida do Aedes e educar as crianças, são formas de contribuir com a ciência, formar para uma cidadania plena e zelar pela saúde da população.
Educar é amar.
Marise -
Para além do Vale do Café Ensaios em História, Patrimônio Cultural e Educação
2022Nos últimos anos, com o advento da globalização, os estudos sobre a memória, o patrimônio e a educação se transformaram em suas formas e conteúdo. Afinal, em um mundo globalizado, no qual ocorre a tentativa de se homogeneizar ações para se assentar uma cultura dominante, o que vemos é a elaboração e a promoção de uma memória como parte essencial do controle sobre os segmentos sociais de um território. Nesse sentido, os grupos hegemônicos de uma sociedade precisam conceber um discurso que reforce a sua autoridade e, para isso, a memória é um mecanismo imprescindível para a sua prática de dominação, bem como é fundamental para o processo de resistência social.
“Para além do Vale do Café – ensaios em História, Patrimônio Cultural e Educação” é uma importante iniciativa para a democratização desses debates com a comunidade brasileira. Ademais, os organizadores materializam a vitalidade do trabalho conjunto, através da cooperação interinstitucional entre pessoas, ideias e instituições em prol do saber. Assim, os textos contidos nessa obra devem ser compreendidos como o resultado de um processo educativo, cultural e científico. Acreditamos que uma atividade dessa natureza viabiliza a relação ativa e transformadora entre a Universidade e a sociedade ao promover a democratização do saber, tornando-o disponível para todos
-
Portfólio Laboratório de Insetos Vetores
2021O Laboratório de Insetos Vetores foi criado sob a coordenação da Profa. Dra. Marise Maleck, com o objetivo de desenvolver estudos com extratos e substâncias de plantas brasileiras, na busca de produtos naturais de origem vegetal eficazes no controle de insetos de importância médica e agrícola. O LIV atualmente é um laboratório da Universidade de Vassouras, de referência, principalmente, sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da febre amarela urbana, dengue, chinkungunya e zika, que representa um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil.