A leitura literária e a escrita digital
notas sobre as potencialidades da fanfiction no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4664Resumo
Este estudo apresenta discussões e/ou reflexões sobre a leitura e a escrita literária em sala de aula, com ênfase para as potências do gênero fanfiction, envolvendo o aplicativo Wattpad, em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, fundamentada na inserção de uma atividade atípica no contexto da rotina escolar. Os resultados mostraram que a escrita de fanfiction é significativa, mesmo diante de obstáculos decorrentes de estruturas tecnológicas precárias – a exemplo do acesso limitado à internet e da carência de recursos para aquisição de equipamentos etc. A leitura e a escrita literária, em associação com as TIC’s, são também uma forma de ampliação das chances de desenvolvimento cognitivo, social e cultural, assim como uma possibilidade de ampliar as opções de interação entre as pessoas que são marcadas, sobretudo, pela leitura e pela escrita.
Palavras-chave: Fanfiction; Wattpad; Leitura x escrita; Tecnologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Carolina Alves de Lima Oliveira, Andrea Martins Lameirão Mateus, Antonio Ismael Lopes de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/