A leitura literária e a escrita digital
notas sobre as potencialidades da fanfiction no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4664Abstract
Este estudo apresenta discussões e/ou reflexões sobre a leitura e a escrita literária em sala de aula, com ênfase para as potências do gênero fanfiction, envolvendo o aplicativo Wattpad, em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, fundamentada na inserção de uma atividade atípica no contexto da rotina escolar. Os resultados mostraram que a escrita de fanfiction é significativa, mesmo diante de obstáculos decorrentes de estruturas tecnológicas precárias – a exemplo do acesso limitado à internet e da carência de recursos para aquisição de equipamentos etc. A leitura e a escrita literária, em associação com as TIC’s, são também uma forma de ampliação das chances de desenvolvimento cognitivo, social e cultural, assim como uma possibilidade de ampliar as opções de interação entre as pessoas que são marcadas, sobretudo, pela leitura e pela escrita.
Palavras-chave: Fanfiction; Wattpad; Leitura x escrita; Tecnologia.
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Copyright (c) 2024 Ana Carolina Alves de Lima Oliveira, Andrea Martins Lameirão Mateus, Antonio Ismael Lopes de Sousa
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