A leitura literária e a escrita digital

notas sobre as potencialidades da fanfiction no contexto educacional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4664

Abstract

Este estudo apresenta discussões e/ou reflexões sobre a leitura e a escrita literária em sala de aula, com ênfase para as potências do gênero fanfiction, envolvendo o aplicativo Wattpad, em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, fundamentada na inserção de uma atividade atípica no contexto da rotina escolar. Os resultados mostraram que a escrita de fanfiction é significativa, mesmo diante de obstáculos decorrentes de estruturas tecnológicas precárias – a exemplo do acesso limitado à internet e da carência de recursos para aquisição de equipamentos etc. A leitura e a escrita literária, em associação com as TIC’s, são também uma forma de ampliação das chances de desenvolvimento cognitivo, social e cultural, assim como uma possibilidade de ampliar as opções de interação entre as pessoas que são marcadas, sobretudo, pela leitura e pela escrita.

Palavras-chave: Fanfiction; Wattpad; Leitura x escrita; Tecnologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carolina Alves de Lima Oliveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutoranda em Letras - Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT. Mestra em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins- UFT. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin-Faceted e Orientação Educacional pela Faculdade Rio Sono. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2006) e Pedagogia pela Faculdade AD1 (2012). Atualmente é docente da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO).

Andrea Martins Lameirão Mateus, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Norte do Tocantins. 

Antonio Ismael Lopes de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT

Doutorando em Letras - Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT. Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Focus-FF. Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Atuou como Professor de Inglês, pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Atuou como Agente Administrativo e Assessor de Redação Oficial na Prefeitura Municipal de Balsas (MA). Atuou como Gestor Público na Secretaria do Planejamento e Orçamento do Governo do Estado do Tocantins. Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Centro de Ciências de Balsas-CCBL (MA).

Published

2024-08-30

Issue

Section

Dossieê Temático III - EDUCAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS