Os desafios encontrados pelos estudantes de medicina na realização das ações do projeto “CAFF cuida” – Relato de experiência
Keywords:
Educação em Saúde, Autocuidado, Medicina ComunitáriaAbstract
O “CAFF cuida” é um projeto de Extensão Universitária desenvolvido por Instituição de Ensino Particular em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciado em agosto de 2014. Neste projeto, os estudantes de medicina realizam ações de educação em saúde nas escolas e creches municipais objetivando motivar escolares para o autocuidado em saúde. Esse trabalho tem como objetivo relatar as dificuldades encontradas pelos estudantes de medicina integrantes do projeto, desde a organização até a efetuação da ação. Previamente à execução das ações, são realizadas reuniões entre coordenação do projeto e universitários, que se atualizam sobre temática a ser abordada. Ações realizadas de acordo com cronograma, coletivamente construído com Secretaria Municipal de Educação a fim de que as ações não causem transtorno às atividades escolares. Temática das ações, bem como recursos pedagógicos, são selecionados em função da idade dos escolares e demandas sinalizadas pelos professores, em decorrência do cotidiano escolar. Participam do projeto um total de 58 universitários do curso de medicina, que desenvolveram cinco ações em quatro escolas/creches. Cabe ressaltar que a experiência propiciou aos universitários a oportunidade de atuar em grupo, no qual expõem as principais dificuldades observadas para a realização do “CAFF cuida”. No decorrer de tais reuniões foram debatidos os principais desafios anteriores à execução: o horário disponível para que todos os participantes possam estar presentes nas reuniões, a definição do tema e do papel dos participantes do projeto e, a arrecadação de materiais. Já em relação ao desenvolvimento das ações, foram levados a debate: o transporte para o local da ação com todo o material necessário, o comprometimento dos integrantes e principalmente, a adequação da linguagem usada às crianças. Apesar disso, aos escolares foi oportunizada a construção de conhecimento sobre autocuidado em saúde. Pedagogicamente, a experiência oportunizou aos futuros médicos o aprimoramento de habilidades humanísticas e a valorização da relação dialógica no compartilhamento de saberes.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/