Estudo retrospectivo das internações hospitalares por pneumonia x cobertura vacinal para influenza a em pessoas acima de 60 anos de idade, no período de 2017 e 2018 no município de Vassouras
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v11i1.2323Abstract
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com alta tendência a se disseminar, devido à sua facilidade de transmissão via secreções respiratórias. A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é uma infecção do trato respiratório inferior, constituindo a principal causa de mortalidade do mundo, e com o advento dos testes moleculares na prática clínica, os vírus vêm ganhando destaque como agentes etiológicos, o que tradicionalmente era entendido como uma PAC de menor gravidade, após a epidemia de influenza A H1N1 em 2009, essa assertiva sofreu uma mudança significante. Este estudo é do tipo observacional transversal e retrospectivo, com análises bibliográficas e levantamento de dados com base no Sistema de Informações Hospitalares do SUS, objetivando comparar a taxa de internação hospitalar por pneumonia em idosos, e a cobertura vacinal contra a gripe H1N1 no município de Vassouras - RJ, de forma a analisar se a vacina está causando impacto na saúde. Os resultados fortalecem a hipótese de que a cobertura vacinal contra a gripe H1N1 tem relação direta na internação hospitalar de idosos por pneumonia no município de Vassouras – RJ, e consequentemente, maiores gastos com a saúde pública.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/