Influência de fatores nutricionais na enxaqueca: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v14i3.3964Abstract
A enxaqueca é uma doença neurológica crônica, cuja dor é latejante, unilateral, acompanhada de fotofobia, fonofobia e náuseas/vômitos durante a crise. Sua fisiopatologia não está completamente elucidada, porém sabe-se que existe inflamação neurogênica. Muitos medicamentos são utilizados para crise e profilaxia, porém apresentam efeitos colaterais e estudos apontam benefício da terapia não medicamentosa baseada em aporte nutricional, como alternativa para esses pacientes. O presente estudo tem por objetivo analisar a influência de fatores nutricionais na enxaqueca. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed e BVS com os descritores “migraine” e “nutrition”, utilizando o operador boleano “and” no mês de junho de 2023. Foram incluidos artigos publicados nos últimos 5 anos, de texto completo gratuito e excluídos artigos de revisão sistemática e que não se enquadravam no tema. Após o uso dos critérios e leitura dos trabalhos, foram selecionados 18 artigos. As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por gatilhos relacionados a hábitos alimentares, a obesidade é um importante fator de risco e o aumento de nutrientes com propriedades antiinflamatórias trazem benefícios. Foram avaliados nos artigos a dieta cetogênica, rica em alimentos com gorduras insaturadas, curcumina, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, ácido alfa-lipóico, isoflavonas, vitamina D, Vitamina B3, cálcio, magnésio, zinco e ferro. Conclui-se que a mudança nos hábitos alimentares gera melhora na gravidade da enxaqueca, uma vez que, a dieta cetogênica e a ação anti-inflamatória da suplementação de ômega-3, principalmente associada a curcumina, demonstraram interferência positiva na frequência, intensidade e duração das dores de cabeça.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fernanda Medeiros Pacheco Ribeiro, Isabela Barcellos Bernardes de Souza, Barbara da Silva Soares Telles, Ana Beatriz Calmon Nogueira da Gama Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/