ATENDIMENTO EMERGENCIAL E HOSPITALAR DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA COMPLICADA: RELATO DE CASO
Keywords:
“Insuficiência Cardíaca”, “Dispneia”, “Hipertensão”.Abstract
A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é definida como uma síndrome clínica na qual uma alteração estrutural ou funcional do coração leva à incapacidade de ejetar e/ou acomodar sangue, acarretando em limitação funcional. A qualidade de vida é, na maioria dos casos, significativamente comprometida e os índices de mortalidade altos. O objetivo deste trabalho foi destacar a abordagem terapêutica a ser iniciada em caráter emergencial e continuamente, visto a grande incidência da patologia no país e a maior gravidade quando associada a uma taquiarritmia. Este relato de caso demonstra o atendimento emergencial e hospitalar de um paciente com insuficiência cardíaca congestiva complicada por flutter atrial, através de medidas não-farmacológicas e do uso de medicamentos anti-hipertensivos, diuréticos, vasodilatadores, digitálicos e anticoagulantes. Fica clara a importância do manejo ideal desta condição patológica pela melhora clínica evidente que o paciente em questão apresentou ao final da internação hospitalar.Downloads
References
Guimarães VM et al. Infecção cervical por papilomavírus humano: genotipagem viral e fatores de risco para lesão intraepitelial de alto grau e câncer de colo do útero. Rev Bras Ginecol Obstet. 2010;32(10):476-85.
Nascimento MI, Rocha LB. Colpocitologia de mulheres com diagnóstico de adenocarcinoma do colo do útero. Rev Bras Ginecol Obstet. 2010; 32(10):476-85
Thuler LCS, Aguiar SS, Bergmann A. Determinantes do diagnóstico em estádio avançado do câncer de colo do útero no Brasil. Rev Bras Ginecol Obstet. 2014;36(6):237-43.
Thuler LCS, Bergmann A, Casado L. Perfil das pacientes com Câncer do Colo do Útero no Brasil, 2000-2009: Estudo de Base Secundária. Revista Brasileira de Cancerologia. 2012;58(3):351-357.
Silva MGP et al. Determinantes da detecção de atipias celulares no programa de rastreamento do câncer do colo do útero no Rio de Janeiro, Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2013;34(2).
Lodi CTC et al. Celulas escamosas atípicas cervicais: conduta clínica. FEMINA. 2012 Jan/Fev;40(1).
Saslow D et al. American Cancer Society, American Society for Colposcopy, and American Society od Clinical Pathology Screening Guidelines for the Prevention and Early Detection of Cervical Cancer. CA Cancer J Clin. 2012;62(3):147–172. doi:10.3322/caac.21139.
Oliveira A et al. Indicadores prognóstico carcinogénese do colo do útero associada à infecção por HPV. Acta Med Port. 2013 Mar-Apr;26(2):139-144.
Navarro C et al. Cervical Cancer screening coverage in a high-incidence region. Rev Saúde Pública. 2015;49:17.
Schiffman M et al. Human Papillomavirus Testing in the Prevention of Cervical Cancer. J Natl Cancer Inst. 2011;103:368-383.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/