Lúpus Eritematoso Sistêmico e o uso de anticoncepcionais hormonais: Uma revisão de literatura
Abstract
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, crônica e grave que afeta predominantemente mulheres. Devido à prevalência no sexo feminino, deve-se orientar sobre anticoncepcionais hormonais, evitando desse modo uma gravidez não planejada, podendo causar teratogenicidade em virtude da terapia utilizada. Objetivo: Avaliar o tipo de anticoncepcionais hormonais mais adequado para o uso por portadoras de LES. Revisão sistematizada utilizou as bases de dados: Medline (PubMed), SciELO, LILACS e Google Acadêmico, usando como estratégia de busca “Lúpus Eritematoso Sistêmico” e “Anticoncepcionais” em inglês, português e espanhol. Doze estudos foram selecionados para avaliação da anticoncepção hormonal em pacientes lúpicas, gestantes ou não. A importância do uso de anticoncepcionais orais no planejamento familiar para pacientes lúpicas não é questionado, devido ao fato da rescidiva da doença ser severa tanto para a saúde da gestante quanto do filho, além da potencial teratogenicidade causada pelo tratamento de LES em pacientes gestantes cuja gravidez não fora planejada.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/