Ácido fólico no tratamento adjuvante de transtornos psiquiátricos: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v15i1.4137Resumo
Transtornos psiquiátricos são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas.: Evidenciar através de uma revisão integrativa os resultados clínicos da suplementação de ácido fólico no tratamento de transtornos psiquiátricos. A terapia e o tratamento psiquiátrico são processos terapêuticos diferentes, mas que podem se complementar, devido à atenção especializada nos aspectos da mente e das emoções de um indivíduo. Com base nisso, este artigo teve como objetivo avaliar os efeitos do tratamento de ácido fólico no tratamento de transtornos psiquiátricos. Revisão integrativa da literatura realizada no período de setembro a outubro de 2023 nas bases de dados Pubmed, Lilacs, Medline e Scielo. Foi realizada uma busca pelos descritores em saúde determinados e foram selecionadas 10 produções científicas que atenderam os critérios de inclusão. Os resultados demonstrar que, apesar de alguns estudos apresentarem melhoras significativas, sugere-se mais estudos para que seja possível elucidar os efeitos benéficos, ou não, da suplementação de ácido fólico, para que assim possa ser utilizado como uma forma de terapia auxiliar para os transtornos psiquiátricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Louyse Sulzbach Damázio, Michael Mandelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/