Arquimedes de Siracusa e o seu Método da Exaustão: uma Atividade Didática para o Cálculo de π
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v4i2.267Palavras-chave:
História da matemática. Atividade didática. Método da exaustão.Resumo
Neste artigo apresenta-se um período da vida e da obra de Arquimedes de Siracusa, as possibilidades da história da Matemática como metodologia de ensino e relata-se uma atividade desenvolvida com alunos de Licenciatura em Matemática de duas instituições de ensino superior: Universidade Severino Sombra e Centro Universitário da Serra dos Órgãos. A atividade, cujo objetivo principal consistia no cálculo do valor aproximado de , possibilitou aos alunos uma participação ativa – investigando, formulando hipóteses e testando conjecturas –, de forma muito semelhante à ocorrida ao longo do desenvolvimento histórico da Matemática.Downloads
Referências
Boyer, C.B. (1998). História da matemática, Edgard Blücher.
Brasil (2001). Parâmetros curriculares nacionais: matemática, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 3.ª edição.
Cajori, F. (2007). Uma história da matemática, Ciência Moderna.
Mendes, I.A., Fossa, J.A., Valdés, J.E.N. (2006). A história como um agente de cognição na educação matemática, Sulina.
Sá, I.P. de (2010). A magia da matemática: atividades investigativas, curiosidades e histórias da matemática, Ciência Moderna, 3.ª edição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/