Arquimedes de Siracusa e o seu Método da Exaustão: uma Atividade Didática para o Cálculo de π

Autores

  • Ilydio Pereira de Sá

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v4i2.267

Palavras-chave:

História da matemática. Atividade didática. Método da exaustão.

Resumo

Neste artigo apresenta-se um período da vida e da obra de Arquimedes de Siracusa, as possibilidades da história da Matemática como metodologia de ensino e relata-se uma atividade desenvolvida com alunos de Licenciatura em Matemática de duas instituições de ensino superior: Universidade Severino Sombra e Centro Universitário da Serra dos Órgãos. A atividade, cujo objetivo principal consistia no cálculo do valor aproximado de , possibilitou aos alunos uma participação ativa – investigando, formulando hipóteses e testando conjecturas –, de forma muito semelhante à ocorrida ao longo do desenvolvimento histórico da Matemática.

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Referências

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Publicado

2016-10-05