Arquimedes de Siracusa e o seu Método da Exaustão: uma Atividade Didática para o Cálculo de π

Authors

  • Ilydio Pereira de Sá

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v4i2.267

Keywords:

História da matemática. Atividade didática. Método da exaustão.

Abstract

Neste artigo apresenta-se um período da vida e da obra de Arquimedes de Siracusa, as possibilidades da história da Matemática como metodologia de ensino e relata-se uma atividade desenvolvida com alunos de Licenciatura em Matemática de duas instituições de ensino superior: Universidade Severino Sombra e Centro Universitário da Serra dos Órgãos. A atividade, cujo objetivo principal consistia no cálculo do valor aproximado de , possibilitou aos alunos uma participação ativa – investigando, formulando hipóteses e testando conjecturas –, de forma muito semelhante à ocorrida ao longo do desenvolvimento histórico da Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Boyer, C.B. (1998). História da matemática, Edgard Blücher.

Brasil (2001). Parâmetros curriculares nacionais: matemática, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 3.ª edição.

Cajori, F. (2007). Uma história da matemática, Ciência Moderna.

Mendes, I.A., Fossa, J.A., Valdés, J.E.N. (2006). A história como um agente de cognição na educação matemática, Sulina.

Sá, I.P. de (2010). A magia da matemática: atividades investigativas, curiosidades e histórias da matemática, Ciência Moderna, 3.ª edição.

Published

2016-10-05